Prevenção - FMS

FMS - Indicado para qualquer modalidade fitness ou esportiva

FMS

O ponto chave deste programa é eliminar as limitações significativas ou desequilíbrios musculares que se apresentam em alguns indivíduos em níveis muito básicos do movimento. Estas limitações e desequilíbrios não devem ser menosprezados. O corpo deve estar livre de restrições antes do treinamento, condicionamento, competição e atividade fitness. As limitações significativas nos desequilíbrios musculares podem drasticamente distorcer a aprendizagem motora, percepção de movimento, consciência corporal e mecânica. Elas diminuem a eficiência do corpo, pois muitas vezes estão escondidas por outros padrões de movimentos compensatórios, isto é, são empregados outros grupos musculares na realização do movimento, muitas vezes menos eficazes,  gastando mais energia e aumentando o risco de lesões.

“Ineficiências do movimento do corpo, podem causar problemas de flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade, agilidade, potência e força”.

 Este sistema é um processo que identifica o elo mais fraco no padrão do movimento e em seguida atribui exercícios para corrigi-lo. Quando isso for feito, o indivíduo ou atleta terá maior eficiência no movimento, o que levará a um melhor desempenho e uma diminuição no potencial de lesão. Este sistema consiste em Avaliação do Padrão do Movimento Funcional, Treinamento de Core e Ativação Neuromuscular.

Objetivo:

Avaliar força e equilíbrio muscular, flexibilidade e mobilidade articular. Localizar o elo mais fraco de um padrão de movimento do corpo e melhorá-lo através de exercícios terapêuticos.

Indicação:

Qualquer modalidade fitness ou esportiva.

Benefícios:

  • Melhora funcional e desempenho atlético.
  • Ajuda a prevenir potenciais riscos de lesões durante o esporte ou treino.
  • Fornece um sistema eficaz de avaliação do movimento do atleta.
  • Identifica desequilíbrios físicos ou fraquezas.
  • Reabilita, fortalece e corrige os padrões do movimento com simples exercícios terapêuticos.
  • Permite aos treinadores, através de relatório dos dados da avaliação, desenvolverem programas de treinamento individualizado para melhores resultados ao atleta.
  • Ensina o atleta a focar na qualidade do movimento e não na quantidade.
  • Permite identificar possíveis tendências de lesões e as estatísticas que dizem respeito à prevenção de lesões.
  • Permite identificar possíveis causas e aspectos relacionados a micro traumas, bem como lesões relacionadas aos movimentos assimétricos.
  • Trabalho paralelo e complentar aos treinos fitness e atléticos.

FMS Certified