Prevenção - P.R.O.M.E.S.

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESPORTIVO SAUDARE (PROMES)

O foco do “Programa de Reeducação e Otimização do Movimento Esportivo Saudare”: “Deixar nossos corpos livre de restrições”.

Recomenda-se treino de força para fortalecer as fibras musculares, mas deve-se evitar reforça-las se estiverem com encurtamento, podendo nessa condição, a força ser mais um mecanismo causador do encurtamento.

O equilíbrio entre força e flexibilidade do sistema muscular, para as posturas estáticas e dinâmicas, é uma das metas a serem alcançadas em qualquer programa de exercício físico.

Porque é importante o PROMES, para desenvolvimento de massa muscular e otimização do desempenho atlético?

  • O PROMES contribui na estabilidade dos músculos agonistas e antagonistas no movimento esportivo;
  • O PROMES melhora a postura dinâmica e estática no movimento esportivo;
  • O PROMES evita durante o treino de força máxima e a potência, a utilização de músculos compensatórios, em razão da incapacidade de uma amplitude adequada dos principais músculos envolvidos no movimento esportivo;
  • O PROMES contribui para diminuir o risco de lesão muscular e articular;

Quais os objetivos do PROMES?

  • Melhora do equilíbrio muscular;
  • Melhora da mobilidade articular;
  • Melhora da flexibilidade;
  • Melhora postural;
  • Melhora da consciência corporal;
  • Melhora da força e resistência muscular;
  • Melhora do movimento e desempenho esportivo;
  • Previne lesões por má execução do movimento esportivo ou movimentos compensatórios.

Quais as vantagens do PROMES?

  • O PROMES pode aumentar a predisposição para treinos de força máxima e potência;
  • O PROMES previne lesões provenientes de movimentos não intencionas;
  • O PROMES previne dores ocasionadas por compressão de músculos retraídos, particularmente nos músculos de fibras vermelhas profundas (músculos estabilizadores) que tem maior possibilidade de comprimir as raízes nervosas.
  • O PROMES pode aumentar seu desempenho atlético reduzindo o gasto energético, retardando a fadiga muscular e aumentando sua capacidade esportiva.

Conteúdo do programa:

  • Avaliação do Padrão do Movimento
  • Liberação Miofacial
  • Aquecimento
  • Exercícios Corretivos do Padrão do Movimento
  • Funcional Training (FT) e Core Balance Training (CBT)
  • Alongamento e Relaxamento

Terapias Complementares ao PROMES:

  • Fisioterapia Esportiva – Reabilitação
  • Quiropraxia
  • Acupuntura
  • Kinesio Taping – Bandagem Elástica Funcional